O nióbio é um elemento químico. Seu nome deriva da deusa grega Níobe, filha de Tântalo.
Nosso País é detentor de 98% das reservas mundiais exploráveis. O Canadá responde por 2% das reservas. As principais jazidas estão localizadas nas cidades de Araxá (MG), com 61% das reservas, Catalão (GO) com 21% e São Gabriel da Cachoeira (AM) com 12%.
O nióbio é utilizado em soldas elétricas, na produção de joias, nas indústrias nucleares, na construção de jatos e foguetes, armas, turbinas, instrumentos cirúrgicos, no segmento aeroespacial, entre outros.
Informações dão conta que 100% do nióbio comercializado no mundo é brasileiro, mas oficialmente exportamos algo em torno de 40% da produção. Mas onde se encontra o saldo restante? É a pergunta que até o momento não encontrei as devidas respostas.
Com 61% das reservas de nióbio a cidade de Araxá deve ser realmente a joia da coroa. A cidade é atualmente comandada pela PDT, que reelegeu o prefeito o Dr. Jeová Moreira da Costa.
Apesar de sermos soberanos na produção do referido minério, o Brasil parece não dar muita importância a esse metal. A sua correta exploração com certeza traria grandes benefícios para o nosso País, podendo reverter seus lucros na melhoria da saúde e do nosso sistema de educação.
O consumo mundial gira em torno de 37.000 toneladas ano.
A maior exploradora do metal é a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), pertencente ao grupo Moreira Salles e da multinacional Molycorp, exporta 95% do nióbio extraído em Minas Gerais.
Um artigo (Schlichting) publicado em 5 de novembro de 2003 no jornal Folha de São Paulo relatava que o então presidente Lula passou um final de semana em Araxá na casa dos representantes da CBMM. Este encontro gerou posteriormente financiamentos para os projetos do Instituto Cidadania, presidido por Luiz Inácio da Silva, inclusive o fome zero.
O nióbio bruto extraído da mina custa algo em torno de US$ 228,00 e é vendido no exterior, já praticamente refinado ao preço de US$ 90,00. Gostaria de saber como funciona esta matemática! A única certeza é que o resultado final não é favorável ao Brasil.
No ano de 2005 o presidente Lula decretou como reserva intocável a Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. O fato interessante é que esta região atualmente é a maior reserva de nióbio do planeta. A Comunidade Europeia, Estados Unidos e Japão agradeceram ao nosso ex-presidente por generosa atitude, principalmente em virtude de que os mesmos são totalmente dependentes do nosso nióbio.
Por qual motivo o Brasil que é o maior produtor de nióbio do mundo não define preços e políticas adequadas para a sua exploração? Quem souber me avisa, por favor.
Nosso País esta sendo roubando descaradamente e a safadeza é amplamente acobertada pelos políticos corruptos e com a participação direta dos lobistas. A grande maioria do povo brasileiro desconhece totalmente este assunto, principalmente em virtude da falta de “interesse” por parte dos nossos sistemas de comunicação, os quais estão em poder dos políticos.
O sistema funciona como um jogo de gato e rato. Os Países mais ricos, que atualmente passam por apertos financeiros, injetam grandes somas de dinheiro através de organizações nacionais e internacionais nos segmentos científicos, religiosos, nas ONGs, no segmento de comunicação, entre outros. Tais investimentos constituem-se de fato como instrumentos para corromperem autoridades e instituições do nosso País.
A Amazônia é rica em nióbio e também de outras jazidas minerais. Existe forte pressão internacional para o desmembramento de grandes fatias dos territórios desta região.
As grandes nações fazem de tudo para gradativamente manipular a nossa soberania. São elas que lutam para promover a internacionalização da Amazônia, que estão interessadas no desmembramento do norte do Estado de Roraima e a possível transformação da Reserva Indígena Ianomâmi (RII), com 96.649Km2, e a Reserva Raposa Serra do Sol (RIRSS), com 160.000Km2, em dois Países.
Um detalhe muito importante sobre as reservas (RII e RIRSS). As duas representam praticamente o território da Inglaterra, sendo que este País tem uma população superior a 60 milhões de habitantes, já as reservas têm apenas 20 mil pessoas.
Lembram-se que os índios se rebelaram, pegaram suas armas e tomaram vários policiais federais como reféns? Eles queriam apenas o cancelamento do decreto que criava a reserva. As notícias veiculadas nos jornais não mencionava em momento alguém a existência de nióbio na localidade, estranho não? Se os Índios não desejaram a implantação da reserva, por qual motivo então o Sr.Lula assinou o decreto? Ele sabia que o decreto colocaria toda a região no anonimato e livre para que os estrangeiros pudessem atuar livremente. A Rainha da Inglaterra agradece ao nobre gesto de “Sir Lula”, que ao assinar o decreto colocou em risco a nossa soberania, contrariando assim o título de um filme produzido sobre sua vida, o qual deveria mudar o título para “Lula, o filho da Rainha”
Encontrei na internet trechos de uma entrevista do secretário de turismo da cidade de Araxá:
"Pra que vocês tenham uma ideia daqui, os hotéis da cidade vivem abarrotados... e não só pelos turistas que visitam a cidade em razão do balneário junto ao Grande Hotel, onde se encontram os tratamentos em saunas, duchas, hidroterapia, mecanoterapia e aplicação da lama medicinal... os hotéis ficam abarrotados principalmente pelos americanos, japoneses, europeus, canadenses, árabes, e endinheirados do mundo inteiro atrás desse tal de nióbio... eles precisam dele para mil e uma utilidades... principalmente para a fabricação das turbinas dos aviões..."
Normalmente utilizo meu blog para postar os assuntos que tenho interesse e nos quais desenvolvo pesquisas. Mas no caso específico acredito que é muito importante trazer este tema aos amigos do facebook também.Encontrei na internet trechos de uma entrevista do secretário de turismo da cidade de Araxá:
"Pra que vocês tenham uma ideia daqui, os hotéis da cidade vivem abarrotados... e não só pelos turistas que visitam a cidade em razão do balneário junto ao Grande Hotel, onde se encontram os tratamentos em saunas, duchas, hidroterapia, mecanoterapia e aplicação da lama medicinal... os hotéis ficam abarrotados principalmente pelos americanos, japoneses, europeus, canadenses, árabes, e endinheirados do mundo inteiro atrás desse tal de nióbio... eles precisam dele para mil e uma utilidades... principalmente para a fabricação das turbinas dos aviões..."
Vão pesquisar e descobrirão que o número de ONGs estrangeiras existentes no Brasil é imenso, principalmente na região norte. Existe ONG vendendo áreas da Amazônia pela internet, você sabia? O governo federal precisa agir com rigor, impor regras e expulsar os invasores. Ainda temos tempo.
O brasileiro é facilmente manipulado através da política do pão e do circo. As políticas das esferas municipal, estadual e federal, em conjunto com o sistema midiático, tendo como principal aliado um sistema de educação falido, criam estruturas de manipulação, objetivando assim a manutenção da completa ignorância.
O povo quer lá saber o que é nióbio? O povo tá mesmo é preocupado com o brasileirão séria a e b. Ainda estão falando do final da novela avenida brasil. Já estamos chegando ao final de ano e tem muitas festas, depois tem o carnaval e em 2013 teremos a copa das confederações, e tem muito mais. Entende agora o que é pão e circo?
O Brasil esta literalmente em estado de guerra, uma guerra invisível e travada nos bastidores obscuros da mais elevada “sociedade” brasileira. Muitos comemoram os caminhos tomados pelo processo do mensalão, mas não imaginam que o assunto nióbio esta diretamente relacionado com o referido processo, mas isto é tema para outra publicação.
Kate Lyra dizia: “brasileiro é tão bonzinho”
Artur Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário