Este blog esta completando um ano de “vida”. Sinto-me feliz por ter a determinação e a vontade viva para continuar pesquisando e postando assuntos que considero importantes para o processo de amadurecimento e despertamento de todos, apesar das dificuldades encontradas dia a dia, a exemplo de levar filhos à escola, administrar minha empresa, ser pai, marido, filho, amigo, visitar clientes e fornecedores, entre outras atividades. Não é tão simples, demanda muito tempo e muitas pesquisas, mas ao final é muito gratificante.
Agradeço a todos os sites, blogs, palestrantes, livros, revistas, pesquisadores, tradutores, canalizadores, entre outros, os quais representam fontes de informações aqui compartilhadas. Estou totalmente inserido na corrente do despertar e através do blog tenho contribuído para trazer aos leitores e visitantes informações valiosas e pertinentes que serão processadas e aplicadas por cada um da melhor forma que julgar e achar necessário, não esquecendo nunca que o verdadeiro poder esta ligado à capacidade de obter e buscar o conhecimento.
Tenho absoluta certeza e convicção que as coisas estão mudando. No início era bem sutil, mas nos dias atuais observa-se claramente que o mundo já não é mais o mesmo. As manifestações populares detectadas nos quatro cantos do planeta vêm crescendo a cada dia. As pessoas estão lutando por seus direitos, protestando e clamando por reformas. A crise nos Estados Unidos deu vazão a protestos em massa, muitos organizados através de redes de relacionamento. Da mesma forma a crise financeira na Europa serviu de estímulo para outras manifestações e aos poucos o processo vem tomando corpo e se proliferando por todos os continentes. Até mesmo o nosso País, que caracteristicamente não tem tradição de grandes manifestações a título de protestos, entrou de vez na luta, é o caso marcante da marcha contra a corrupção em Brasília no último dia 07 de setembro, também articulada através das redes sociais e sem a participação de partidos políticos e sindicatos.
Falando especificamente do Brasil, nos mobilizamos fortemente quando o assunto é carnaval, futebol, parada do orgulho GLBT e comemorações religiosas. O carnaval do Brasil é considerado a maior festa popular do planeta. O futebol proporciona um espetáculo diferenciando e a paixão dos torcedores é algo fora do comum, gerando grande presença de torcedores nos vários estádios espalhados pelo território nacional. Já a parada do orgulho GLBT ano após ano apresenta um número maior de participantes. As manifestações religiosas são palco de grandes contingentes populacionais, em busca de “milagres” e agradecimentos por dádivas conquistadas em nome da fé.
Se o Brasil fosse considerado uma escola de Samba o quesito mobilização popular seria agraciado com a nota 10.
Brasil: mobilização popular!
Nota: Dezzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
O problema é que ainda nos mobilizamos para segmentos específicos onde o que impera é a paixão, seja por um time de futebol, por sua opção sexual, por sua escola de samba ou santos católicos preferidos. Não tenho nada contra, faz parte do contexto social, mas a verdadeira mobilização contra o sistema dominante ainda estar por vir, já iniciamos os primeiros passos e com certeza daremos ao mundo nosso verdadeiro grito de basta!
O movimento estudantil universitário brasileiro foi importante instrumento de mobilização social. A capacidade de mobilização de grandes contingentes de estudantes era a sua grande força, cujo objetivo final era a participação direta na vida política e contra a ditadura militar. Fundamental para os rumos da Nação através dos protestos e reivindicações, teve papel fundamental na construção da nossa história. Mas este fato deu-se nas décadas de 60 e 70. A UNE (União Nacional dos Estudantes) era atuante e não compactuava com o governo dominante à época. Hoje não posso afirmar o mesmo. Une, sindicados e associações de classe estão totalmente infectados pelo vírus da política partidária e não irão brigar em prol da sociedade civil.
Recentemente um jornal Espanhol veiculou uma matéria na qual questionava até quando os brasileiros ficariam calados diante de tanta corrupção. O mundo nos vê como cordeirinhos seguidores do seu pastor. Acorda Brasil!
Não pretendo fazer comentários políticos sobre o Brasil, desejo apenas, na condição de brasileiro, ressaltar que seremos fundamentais não apenas por grandes transformações no País, mas em todo o continente Sul Americano. Vivenciamos um verdadeiro efeito dominó e como tal, as peças dominantes cairão uma após outra. O movimento é irreversível.
O tempo passa rapidamente e ao longo de quase um ano de atividade e após várias matérias aqui publicadas sinto que a verdadeira mudança ocorre no íntimo de cada um de nós. Muitos falam que a terra será destruída e que apenas 1/3 da população sobreviverá, outros acreditam que serão resgatados por seres de outras galáxias e serão levados para outros planetas. Existem muitos que não acreditam em nada. Não podemos esquecer aqueles que deixam a responsabilidade nas costas de “DEUS”, pois não reconhecem em si mesmos a capacidade de fazer mudanças. Dizem eles: é a vontade de “DEUS”.
Eu acredito que já existe um mundo novo, ele habita dentro de nós, mas para senti-lo necessitamos antes de tudo retirar a venda que nos cega os olhos!
Ao longo da existência deste blog venho aos poucos mudando minha visão sobre alguns fatos, inclusive até mesmo sobre algumas matérias aqui publicadas, algumas delas já não me “dizem” a mesma coisa que “dizia” há sete ou oito meses atrás. Quanto mais busco informações mais tenho a garantia que muito se tem o que aprender.
Dentro de mim existe uma vontade imensa de mudar as coisas. Gostaria de ver um mundo melhor, onde as pessoas pudessem viver de forma pacífica, sem fome e sem guerras. Ainda que não possa viver neste mundo, posso criá-lo dentro de mim mesmo, sabendo que o futuro que nos espera será plenamente maravilhoso, eu acredito, e você?
Artur Vieira
http://amanhecernovaera.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário