Quem sou eu

Minha foto
Estamos inseridos em uma grande conexão cósmica. Somos detentores de grandes potencias, mas ignoramos por completo a nossa verdadeira missão. É chegado o momento de retirarmos as vendas que cobrem nossos olhos, descortinando assim um mundo novo, com outras possibilidades! Os trabalhos aqui desenvolvidos são oriundos de pesquisas em livros, sites e blogs especializados, palestras e cursos, além de publicações próprias. A maioria da humanidade não tem a menor noção das coisas que acontecem nos bastidores da nossa existência. São cordeirinhos monitorados diariamente por àqueles que detêm o poder, ou melhor, o conhecimento. Se o teu desejo é a liberdade, busque a verdade, ela o libertará! Desejo a todos muita paz, saúde, sabedoria e discernimento.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Hy-Brazil

A Lenda

Lendas sempre povoaram o imaginário das pessoas em todas as épocas, principalmente na antiguidade e Idade Média. Dentre tantas histórias uma das mais prestigiadas está relacionada a Hy-Brasil, a ilha lendária dos celtas. Tudo começou quando o monge irlandês São Brandão por volta do ano 565 D.C após uma viagem marítima teria encontrando uma ilha ao sul da Irlanda e teria colonizado os nativos. Esse lugar fora descrito como cheio de delícias, exuberância e belezas sem fim.
Muitos consideravam ser o paraíso para onde todos iriam após a morte ou simplesmente Ilha dos Mortos. Essa lenda é conhecida como Hy Brazil, palavra celta que vem dos termos “breas” e “ail” e significa Ilha dos Abençoados.
Por muitos anos navegadores europeus buscaram por este paraíso movediço que surgia em meio a neblina, a ilha sempre desaparecia quando alguma embarcação se aproximava. No inicio do ano 1300 até 1870 a busca por Hy-Brasil foi incessante.

A presença da tal ilha é apontada em mapas antigos. Entre alguns podemos citar Ângelo Dalorto em 1325, Dulcert de 1339, o Laurenziano-Gaddiano de 1351, o Pizigani de 1367, o mapa anônimo de Weimar, provavelmente de 1481, o Giraldi de 1426, Beccario de 1426 e de 1435, Juan de Napoli de 1430, Bianco de 1436 e 1448, Valsequa de 1439, Pareto de 1455, Benincasa de 1482 e Juan de la Cosa de 1500. Há dois mapas Catalães dos anos 1375 e de 1480 que representa a tal ilha e o atlas veneziano no ano de 1489 do Museu Britânico apresenta em todas as páginas sobre o Atlântico a ilha mítica.

Hy-Brasil: Origem do Nome da Colônia Portuguesa nas Américas?

Segundo estudiosos, o nome Brasil tem raízes genuinamente celtas. A primeira linha de pensamento diz que a tão afamada planta extraída da nova colônia portuguesa chamada de pau-brasil, foi um nome dado pelos colonizadores, já que para os nativos a mencionada árvore era conhecida como Araboutan ou Ibira Piranga. Pau-brasil seria proveniente do termo "brasas" de origem céltica e germânica. Em Portugal os bois avermelhados eram freqüentemente chamados de brazino, termo oriundo do gaélico irlandês equivalente a breazáil ou ainda do termo O’Brasil que tem origem celta (Hy Breasil) indicando descendentes do vermelho.
Para Sérgio Trombelli o termo Brasil vem do celta braazi que significa “terra grande”. Outros ainda apontam o termo céltico bress, que no inglês originou o verbo to bless (abençoar), como a principal raiz da palavra Brasil, que assim significaria Terra Abençoada.

Brasil: A Ilha Celta?

Recentemente um estudo geográfico apresentou as terras brasileiras em um período pré-cabralino onde a elevação dos níveis do mar teria alagado grande parte do atual território brasileiro. Abaixo mostra-se uma comparação feita entre dois mapas. O primeiro é um mapa anos antes do primeiro desembarque português na costa brasileira e o segundo se trata de um estudo feito pelo geólogo Paulo Roberto Martini, da Divisão do Sensoriamento Remoto.

A existência da Hy-Brazil sempre teve caráter mítico. Entre verdades, coincidências e lendas, o mais impressionante é poder mergulhar no mundo céltico e se identificar de alguma forma com aquele povo. A principal questão é que esse mito teria sido um dos motivos que impulsionou a exploração dos mares. A busca por uma terra tão perfeita, lugar ideal para os druidas que almejavam viver ali para sempre. Terra onde não havia árvore infrutífera, cheia de arbustos floridos e sem inverno.
A lenda havia criado raízes no imaginário do homem europeu.

E quando os portugueses chegaram a Pindorama a beleza da nova terra encheu seus olhos. Pero Vaz de Caminha em sua carta bem que poderia ter concluído sem mais delongas a D, Manuel; Vossa Majestade, Hy Brazil foi encontrada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Total de visualizações de página